26 de abr. de 2013

Esperar pela ajuda de Deus

"Esperei com paciência pela ajuda de Deus, o Senhor. Ele me escutou e ouviu o meu pedido de socorro. Tirou-me de uma cova perigosa, de um poço de lama. Ele me pôs seguro em cima de uma rocha e firmou os meus passos" (Salmos 40:1, 2 NTLH)

"Esperei pela ajuda de Deus" - o que Deus tem de fazer antes de me socorrer?

É interessante como o salmista coloca seu ponto de vista, e assim reflete nossos sentimentos e nos ajuda a expor nossa vida em oração.
Mas o fato de Deus esperar algo é interessante.
Deus esperaria o que? Creio que ele nos espera entender que no meio do nosso caminho há covas e poços de lama. Por isso o salmista coloca a descrição de onde ele estava somente depois de dizer que ele esperou em Deus.

Por experiência própria, sei que em nossas vidas cristãs caminhamos quase sempre com boa vontade, mesmo que estejam misturadas a sentimentos e intenções erradas e egoístas.
Porém neste nosso caminho humano, cheio de mistura, nós andamos com pouca luz, com pouco entendimento da vida em Cristo, com muito pouco do real entendimento que só obteríamos ao enxergar nossa própria situação de um ponto de vista mais claro, mais alta, que é visão de cima - da altura do Pai.

Deus sabe que no meio do nosso caminho há armadilhas que nos travam e não nos deixam progredir para o alvo, então pedimos socorro porque percebemos que algo está errado. Mas o que seria?
- "Deus, me tire daqui!" "Rápido, preciso continuar";

Então Deus demora em nos socorrer propositalmente.

Então quando começamos a enxergar onde realmente estamos, reconhecemos que a dificuldade foi gerada por nossa escolha. O caminho de Deus não era bem esse. Então nos rendemos a Deus pai que com muito amor nos tira da lama vagarosamente, nos limpa, agacha e diz:
-"Entendeu onde você estava? Entendeu sua condição? Então vamos voltar para o caminho que tenho para andarmos. Não saia de perto, ok?"

Confiar em Deus quando estamos atolados não é fácil, mas isto é esperar com paciência pela ajuda de Deus.
Como crianças, que com suas mentes imaturas, não conseguem entender que a culpa do choque que levou na tomada é delas mesmas, nós também vamos levar uns choques. Nós precisamos de tempo para crescer e ganhar uma mente mais madura.

Por isso que "... o Amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O Amor nunca falha" (1Coríntios 13:7, 8 ARC).

Confiar no Amor do pai é algo que precisamos conceber melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário