28 de fev. de 2011

iPad - Um mês de uso

Nesta postagem gostaria de expor minhas primeiras impressões quanto ao uso do iPad.

Muitas controvérsias e opiniões cruzadas sobre o aparelho estão disponíveis na Internet porém poucos descrevem o uso cotidiano do aparelho, o que pode desencorajar qualquer usuário regular de Windows com medo de gastar seu precioso dinheirinho.

De cara já digo que vale a pena.

Amanhã, dia 2 de Março de 2011 sai o iPad 2 - que obviamente trará mais vantagens que o atual.
Mas ainda se contentando com o que está nas lojas Brasileiras, se você é um usuário comum, tipo básico, este Gadget se encaixa perfeitamente com suas necessidades. Como assim?

Vamos classificar os usuários em 3 níveis de uso = Básico, Intermediário e Avançado:

Usuário Básico

Se você somente usa o PC para ler e-mails, navegar na Internet, assistir videos, se divertir com games, criar e editar alguns arquivos texto, planilhas e apresentações, seu dinheiro será muito bem gasto.
Dá para fazer quase tudo neste Tablet, e ele tem compatibilidade com o mundo Micro$oft.
O que não funciona, com alguns poucos poréns, são restrições impostas pelo império Apple; não são ligadas à capacidade do aparelho, então tudo pode mudar com o tempo. Quanto ao Hardware digo que é muito impressionante.

Custo:

No Brasil um iPad 1 básico seria o 16Gb Wi-Fi, que custa R$1649,00. É o preço mais caro do mundo - obviamente a culpa é dos nosso horrendos impostos tupiniquins, e não do fabricante.


Eu sei, eu sei... você ainda acha a Apple cara... mas os Aplicativos são muito, muito baratos - veja o exemplo: US$9,99 para comprar o aplicativo oficial
de edição de Texto, o PAGES:


Então se você pensa em comprar um Netbook para estas mesmas funções, eu recomendaria você reconsiderar a possibilidade de comprar um iPad no lugar. Se o conceito do Netbook tem por finalidade uma maior experiência de portabilidade, neste quesito um iPad ganha em peso, tamanho e bateria - A Vida da bateria é de +/- 10h - nada semelhante chega nisso atualmente...

>>E o que não funciona? - São restrições da própria Apple - decisões comerciais...

1°)A Ativação do aparelho depende de 1 PC ou Mac com iTunes instalado. Através do iTunes, seu aparelho será ativado, ou seja, antes disso você não consegue fazer nada. http://tinyurl.com/67h8t3e. Neste momento inicia a contagem do tempo de sua garantia. No iTunes você atualiza o iOS (Sistema operacional) do aparelho, cria sua conta na Apple Store e sincroniza as informações com seu iPad e gera um super Backup de tudo.

>> OBS: A Apple Store vai te pedir um Cartão de Crédito Internacional no cadastro logo de cara - é o único meio de pagamento. Então procure seu banco e solicite um, caso não tenha.

Acredito que no futuro os Tablets serão substitutos dos Notebooks, então um dia a Apple vai ter que parar com isto tudo.

2°)O Browser dele (Safari) não tem suporte a Sites com aplicações em Flash - Vc pode resolver parcialmente este problema comprando um Browser extra no App Store, o SkyFire. Nele você pode abrir alguns aplicativos Flash, porém nem todos abrem.

3°)Não há um programa para gerenciar arquivos (com exceção das fotos) - Cada programa gerencia seus próprios arquivos, mas nem todos App's se comunicam entre si. Não é nada grave para um usuário básico, porém você vai precisar comprar o aplicativo GoodReader e abrir uma conta grátis no DropBox.com - ele é muito difundido no meio dos Apple Gadgets e Androids da vida;

O GoodReader tem concorrentes, caso não goste dele, mas achei este o melhor até o momento. Ele te dará um suporte para guardar e gerenciar arquivos com pastas e sub-pastas e ainda ele mesmo abre muitos tipos de arquivos para leitura (.xls, .doc, .jpg, etc...). Se precisar abrir e editar algo ele envia o arquivo ao aplicativo correto que você já tem instalado no iPad. o Problema é voltar o arquivo para lá. Então o DropBox te ajudará nisso.

www.dropbox.com é um serviço de armazenagem de arquivos on-line com muitos suportes de gerenciamento. Resumindo: você guarda boa parte dos seus arquivos na Internet (chamada "Nuvem") e através dele você gerencia e distribui arquivos entre aplicativos do iPad, Android, e seu Mac ou PC (Windows ou Linux).
É legal este conceito! Você ganha um Backup contínuo e acessível em qualquer Sistema Operacional. A conta grátis é limitada a 2Gb, mas pra quem desejar mais Gb vai ter que pagar uma assinatura mensal ou anual.

Usuário Intermediário

Como já falamos de quase tudo que é básico, vamos aos assuntos relacionados a produtividade. Digo assim pois considero um usuário Intermediário aquele que deseja usá-lo no trabalho constantemente ou diversão mais avançada.

Então dá pra usar neste nível?

Sim! Novamente com alguns poréns e pelos mesmos motivos. O hardware é muito bom, mas o iOS e a política da Apple amarram o aparelho.

Mas como você sabe disso?

Desde que ganhei o aparelho (ganhei de Natal atrasado) desejei usá-lo no dia a dia e no trabalho.
E com muita pesquisa na Internet, aprendi a driblar a Apple em vários aspectos porque muitos "ninjas" da informática já iniciaram esta batalha já há um bom tempo na era do iPhone. Aliás os próprios desenvolvedores que estão vendendo os aplicativos na Apple Store dão uma ajudinha.

Então concluo que o aparelho pode sim fazer muita coisa, mas você vai precisar fazer o JailBreak ("quebrar a jaula") no seu iPad para conseguir pelo menos 2 funções a mais que são importantes: o Gerenciamento de arquivos e o gerenciamento de pastas das fotos.
Quem trabalha muito com um Gadget precisa gerenciar muitos arquivos. Não é mesmo?

Para iPad's com iOS 4.2.1, já existe o JailBreak completo - aprenda com MacWorld Brasil em: http://www.youtube.com/watch?v=QPihfymnVf8
Com esta liberdade você pode comprar App's que não foram, ou nunca serão, aprovados pela Apple através de uma loja paralela chamada Cydia.

Fique tranquilo, esta operação não é ilegal nem pirataria. Nada é roubado, tudo é comprado e desenvolvido oficialmente. E nenhuma atividade oficial sua com a Apple é prejudicada. Somente recomendo tirar o Jailbreak caso precise levar o aparelho numa autorizada para você não ser maltratado pelo atendentes (hehehe).

O Gerenciador de arquivos mais famoso é o iFile. Nele você acessa tudo do seu iPad. Eu disse TUDO, por isso não se meta em diretórios do sistema ou que você não tem certeza. Crie seus diretórios e gerencie os arquivos dos aplicativos que você sabe que podem ser alterados.


Capacidade em diversos aspectos de produtividade:

-Edição de textos, planilhas e apresentações: Se vc não faz diagramação de Livros (hehehe), os App's da Apple são os mais indicados. São eles o PAGES, NUMBERS e o KEYNOTE.
Sinceramente ainda não instalei porque não precisei, mas existem muitos elogios ao Documents To Go, entre outros.
Percebi um problema de velocidade de manipulação e atualização de tela no NUMBERS em grandes planilhas (algo acima de 150 linhas e 20 colunas). Falta também suporte a macros.
Nada grave, mas velocidade é sempre o que desejamos. Ainda mais na frente de um cliente. Espero que um dia isto se resolva.

-Gerenciamento de arquivos: Como já disse o iFile é "o bixo".

Somente com ele você pode transferir arquivos entre aplicativos, entre o iPad e um pen-drive (usando o adaptador USB - foto à direita) e vice-versa.

Outra aplicação possível é gerar temporariamente uma conecção FTP entre seu iPad e outro PC ou Mac que esteja na mesma rede (conectados pelo mesmo roteador). Por ele é possível copiar e colar arquivos entre as máquinas livremente.


Quando o assunto é fotos, você vai ver que originalmente não é possível criar pastas no Gerenciador de fotos e imagens do iPad. Isto decepciona de cara. Como resolver isto? Instalando pelo Cydia um "Tweak" chamado PhotoAlbums+ for iPad. Daí você poderá organizar todo seu conteúdo de fotos pelo próprio Gerenciador da Apple que ganhará funções extras muito boas (http://www.youtube.com/watch?v=eeDz8vxxjhc).

Voltando aos Apps oficiais, o Goodreader dá uma alternativa muito útil para mim: A sincronização Wi-Fi ou 3G de pastas e arquivos com um servidor FTP. No meu caso o Servidor é meu próprio Notebook onde instalei o FileZilla Server.
Sincronizo tudo e sem fios. Esta aplicação exige um certo tempo para ajustes do servidor mas vale a pena. Se preciso de um arquivo que não copiei antes, e estou na rua com sinal de 3G, ótimo! Dá pra perder uns 5 minutos, navegar no meu PC e baixar o arquivo dali mesmo.

-Edição e Criação de Imagens: Muito Bom. Pra quem gosta disso como eu é um prato cheio. Na Apple Store tem muitos App's bons e horríveis. Procure ler sobre o Aplicativo antes de comprar. O que você pode sentir falta primeiramente será da velocidade ao gravar a edição final, e o mouse na hora de desenhar em vetores.
Caso queira usar um Mouse e o seu iPad está com o Cydia instalado, compre um mouse Bluetooth e instale um Tweak apropriado (http://www.youtube.com/watch?v=2wklrVOFMKA).

-Editores de Blogs: Dá pra fazer muito, se não tudo. Depende de onde seu Blog está hospedado. Aplicativos como BlogPress e BlogPro são uma mão na Roda - Mas não tenho conhecimento suficiente para opinar mais sobre isto.

-Desenho técnico: A única empresa que vi (até agora) que disponibilizou "FREE" um aplicativo para desenho é a AutoDesk. Com o AutoCad WS é possível abrir e editar arquivos .DWG - Já com o IPM Viewer é possível abrir Assemblies do A.Inventor em 3D com renderizações muito boas!
Existem ainda outros visualizadores de arquivos .STL e 3D disponívies Free ou pagos.

Existem ainda milhares de App's com aplicações específicas, comunicação de todo tipo (MSN, SKYPE, VNC), inclusive para música profissional e de entretenimento.

Usuário Avançado:

Não posso dizer muito sobre isso, pois considero um usuário avançado aquele que desenvolve Softwares e Aplicativos, ou usa um hardware de muito poder para operar simulações técnicas. Como não sou este tipo de usuário posso somente dizer o que vi. E não encontrei nada parecido. (Hehehe).

Com certeza não é possível realizar simulações compatíveis com o que as empresas estão usando hoje em dia, mas talvez algum programa antigo possa ser usado no iPad dentro do emulador de Windows 95. Pode parecer palhaçada mas tem gente na internet que fez isto (http://www.youtube.com/watch?v=rZt0kDgNUQI).

Pelo vídeo acima você pode ver que o Cydia é uma porta aberta para hackers e programadores, mas não sei até onde isto vai. Se você quer começar a se divertir com este mundo mais profundo
da tecnologia, entre no mundo Jailbreak!

CONCLUSÃO

O Mercado de Tablets está crescendo e parece não querer parar. Amanhã teremos o anúncio do iPad 2, que poderá ou não nos surpreender.

Surpreenderia se funções hoje usadas pelo Jailbreak fossem integradas ao iOS, e/ou a capacidade de processamento e memória fossem aumentadas.

Espera-se muitas melhorias óbvias que estão presentes no iPhone 4 - e isto, está na cara que é jogo de marketing para ganhar $ em cima de bobões como eu e você que gostam destas bobagens... hehehehe.

Fica aí + uma das minhas contribuições para a Internet...

2 comentários:

  1. Excelente resumo sobre o uso do Ipad. Como o Icloud muda os procedimentos de compartilhamento de arquivos descritos neste post?

    ResponderExcluir
  2. Olá Luciano,
    O iCloud é o armazenamento em Nuvem da Apple que tomou o lugar no MobileMe.
    É o mesmo conceito, mas é aperfeiçoado dentro dos padrões de praticidade que a Apple oferece e idealiza.
    É mais prático porque realiza os Backups automaticamente quando você abre o aplicativo ao estar conectado em uma rede Wireless. Mas ainda são poucos os aplicativos disponíveis e opções de personalização da ferramenta.
    A idéia é forte e promissora, mas ainda levará tempo para se consolidar.
    No meu caso, já está sendo muito útil!

    ResponderExcluir